SEMURB-SGA

SEMURB-SGA

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CHESF BUSCA UM AJUSTE DE CONDUTA PARA O EMBARGO


A Assessoria Jurídica da Companhia Hidroeletrica do São Francisco, entrou em contato com o  Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanimo de São Gonçalo do Amarante, Hélio Duarte, buscando encontrar um termo para o embargo da obra da SUBESTAÇÃO que vem sendo construída no Bairro Jardim. Dra Daniella Nadler, advogada da CHESF, mostrou-se muito preocupada com a paralisação, tendo em vista que há um cronograma a ser cumprido pela empresa junto a ANEEL, havendo no local cerca de 120 funcionários de empresas contratadas, além de técnicos vindos do exterior com o objetivo de instalar os equipamentos.
Da mesma forma, o Secretário afirmou, que não pretende criar obstáculos para empresa, entretanto, como gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, defende os interesse do município.
Uma reunião será agendada para a próxima semana onde se discutirá um meio termo para o problema instalado.

SECRETÁRIO PARTICIPA DO FORUM DA ANAMMA - RN



O Secretário de Meio Ambiente  de São Gonçalo do Amarante participou hoje (22) do FORUM DE SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE DO RN, que se realizou no auditório da SEMURB/Natal, organizado pela Associação dos órgãos Municipais de Meio Ambiente - ANAMMA- RN, presidida pelo Prof. Mairton França, Subsecretário de Meio Ambiente de Mossoro.
Na pauta, entre outros assuntos, uma palestra com Mário Sampaio, consultor do Instituto Preserve, que tratou não tema: "O papel do Municipio na Política Nacional de Resíduos Sólidos"
Sao Gonçalo, através do seu gestor, Helio Duarte participou da criação da ANAMMA-RN no ano 2010, e desde então tem estado presente nas discussões de temas da maior importância para o Rio Grande do Norte e principalmente Sao Gonçalo do Amarante.
Também, foi eleito suplente para representar os Secretários Municipais de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, no CONEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente), onde o forum de secretários municipais tem assento. O titularidade da representação ficou a cargo do Secretário de Meio Ambiente de Caicó Nabig de Oliveira Libanio, que certamente representará os anseios do municípios do Seridó naquele órgão.

SEMURB EMBARGA OBRA DA SUBESTAÇÃO DA CHESF




A SEMURB/São Gonçalo do Amarante, nesta quinta-feira embargou a obra da subestação da CHESF  que esta sendo construída no Bairro Jardins em São Gonçalo do Amarante a qual  será a receptora de toda energia produzida pelos parques eólico instalados não Rio Grande do Norte.

Ressaltamos que vários parques eólicos já estão em funcionamento, entretanto não há  linha de transmissão para escoar a energia produzida junto ao Sistema Nacional.

O Secretário informou que o embargo é urbanístico, uma vez que a CHESF, vencedora do leilão da ANEEL para construir as linhas de transmissão e as subseções (EXTREMOZ) que na verdade esta sendo construída ano Bairro Jardins em nossa cidade, e NATAL III, que vem sendo construída em Macaiba RN, não detém a titularidade total do domínio da áreas da subestação "EXTREMOZ".

Informou ainda o titular da pasta,  que na área onde esta sendo sendo construída  a subestação,  cerca 13.500m2 de area pertencem ao patrimônio público do municipio de São Gonçalo do Amarante , e muito embora a CHESF tenha sido cientificada desde agosto de 2012, até a presente data não havia feito nem contato com o Poder Publico municipal.

Ressaltou  que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco está realizando uma grande obra no município e não requereu o Alvará junto a SEMURB, o que por si só já ensejaria a medida extrema tomada na data de ontem.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SECRETÁRIO RECEBE MINISTRO DA CHINA EM VISITA AO ASGA

O Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de São Gonçalo do Amarante, Hélio Duarte, recebeu na segunda-feira, 28 de janeiro (feriado municipal), o Ministro da Embaixada da República Popular da China, Sr. HUANG Quinguo que esteve acompanhado do seu intérprete, Sr. ZHANG Nan, Adido Civil  da Embaixada da China.  Antes de visitar as obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o Ministro esteve na sede da Escola de Idiomas do município “Fala Mais”, na sede do município, onde pode ter contato com professor e alunos do curso de Chinês, da escola pública de idiomas de nosso município.
O ministro HUANG Quinguo ficou impressionado com o porte do aeroporto e a dimensão que ele pode ter nos próximos anos. A visita teve como objetivo estreitar  uma cooperação técnica com o Brasil e, em especial, com o município de São Gonçalo,  onde seu idioma é ministrado, aventando a possibilidade, inclusive da realização de um intercâmbio com os alunos.
Ainda no aeroporto,  o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo pode expor algumas informações técnicas do equipamento, como capacidade, potencial do sitio aeroportuário, dados do terminal, enfatizando que em 2014, antes da copa do mundo o mesmo deverá estar operando.
Ao final, o Ministro agradeceu aos representantes da Prefeitura de São Gonçalo pela atenção e pelas informações prestadas.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

13.591 NOVAS UNIDADES HABITACIONAIS ANALISADAS PELA SEMURB EM 4 ANOS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo - SEMURB-SGA, fecha o ano de 2012 com 5.716 Alvarás de Construção analisados e aprovados, ou seja, este número refere-se as novas Unidades Habitacionais em processo de construção em nosso município.
Vale ressaltar que do ano 2009 a 2012, houve um crescimento de quase 400% no numero de alvarás (Unidades), isto significa que São Gonçalo prossegue crescendo com disciplinamento urbano, com a aplicação do Plano Diretor e Código de Obras.
Nos últimos 4 anos foram  13.591 novas unidades analisadas e aprovadas, sendo certo que parte destes imóveis  já foram concluídos e parte encontram-se em processo de construção, em casos como empreendimentos de médio e grande porte.